sexta-feira, setembro 15, 2006

 

What the Bleep Do We Know!?

Hoje tive a primeira aula de filosofia do ano.
Disse a professora:
- Este ano a filosofia desenvolve-se em torno do conhecimento.
Dissemos nós:
- ...
- E vamos ver um filme.
- Yeah...!
- Sobre questões da física quântica e da filosofia.
- ...coiso...

O filme chama-se What the Bleep Do We Know!? (ou What the #$*! Do We Know!?), e é um documentário bastante controverso e conhecido (por isso é que eu nunca tinha ouvido falar dele) feito em 2004.
Abrange psicologia, física quântica, epistemologia, metafísica, neurologia, muitas banhadas e muitas coisas sérias pelo meio. Se quiserem ver um filme para atrofiar o cérebro não vejam este.

Todo o filme roda em torno do princípio da incerteza de Heisenberg blablabla e de sermos nós a decidir aquilo que queremos ver, porque a matéria só é matéria quando estamos a vê-la (porque uma partícula pode estar em vários sítios ao mesmo tempo antes disso) e coisas assim, tudo isto afirmado por cientistas conceituados. Este parágrafo não tem sentido nenhum, mas eu realmente não consigo fazer melhor sem gastar muito espaço...

Aquilo que me faz mais confusão neste filme são algumas das provas, bastante duvidosas, utilizadas para provar algumas ideias já a caminhar para o movimento New Age. Alguns exemplos:
- Os índios não viram os barcos de Colombo a chegar porque não imaginavam sequer uma coisa assim. Só quando um nativo notou nas ondas formadas pelos navios é que se apercebeu da sua existência. Foi avisar a tribo e como a mera ideia passou a existir já conseguiram avistá-los.
- A taxa de criminalidade em Washington é enorme. Fizeram-se estudos e disseram que se pusesse 4000 pessoas a meditar na cidade a taxa diminuiria 25% no verão. E não é que isso aconteceu...
- Um japonês (mais
artista do que cientista) pôs autocolantes com palavras do tipo "amor" e "obrigado" em garrafas de água. Congelou e tirou fotografias dos cristais. Vejam algumas neste site http://www.wellnessgoods.com/messages.asp.
As ideias propostas eram engraçadas mas eu tenho alguma dificuldade em aceitá-las. Se calhar daqui a uns anos vou ser comparado com os que eram a favor da caça às bruxas. Tenho tempo...




Comments:
epah realmente ta engraçado!
Eu kualker dia faço akela experiencia dos cristais!!=P
O blog ta mm bacano!!!
Hasta[[]]
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?